Engenheiro Coelho, SP ... [ASN] O curso de Pedagogia do Unasp, campus Engenheiro Coelho, retomou as atividades do projeto Laboratório de Aprendizagem.
Sob a responsabilidade da professora Denise de Oliveira, o projeto tem o objetivo de orientar aos universitários dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Artística a estabelecer uma relação entre a teoria e a prática norteando o exercício pedagógico através de uma postura crítica da realidade e do seu próprio trabalho.
A primeira experiência aconteceu no segundo semestre de 2008 e em 2009 o projeto foi reestruturado e organizado em oficinas, abordando diferentes áreas de conhecimento, trabalhando com crianças do Ensino Fundamental. Neste ano, o Unasp em parceria com as prefeituras de Artur Nogueira e Conchal, recebe 80 crianças vindas de diferentes escolas destes municípios. Todas as segundas e quartas-feiras, durante três horas, as crianças realizam tarefas de linguagem, música e matemática através de atividades diversificadas e lúdicas. “As prefeituras escolhem as escolas, e as professoras e coordenadoras selecionam os alunos que consideram apresentar certo grau de dificuldade na aprendizagem para que venham participar conosco das atividades didáticas”, explica a responsável pelo projeto, professora Denise de Oliveira.
As prefeituras fornecem o transporte para que as crianças venham até o campus, bem como todo o material individual: caderno, lápis, tesoura, cola e o lanche que é servido no intervalo das oficinas. A estudante do 3º ano do curso de Pedagogia, Sanjeli Goularte, declarou que o projeto é de extrema importância para ambas as partes. Auxilia tanto os alunos com problemas de aprendizagem como também mostra aos universitários como lidar com os alunos em sala de aula.
Ao final do projeto espera-se que os universitários envolvidos no projeto elaborem e administrem uma aula de forma criativa, desenvolvam um trabalho intencional para ajudar a criança em sua dificuldade e reconheçam a realidade das escolas brasileiras com suas limitações no trabalho de sala de aula. Espera-se que as crianças melhorem tanto na sua formação acadêmica como também no que diz respeito a sua auto-estima. Por se tratar de uma instituição confessional, todos os responsáveis e professores têm a intenção de apresentar Jesus e o amor ao próximo, levando assim um pouco de esperança para estas crianças.
0 comentários:
Postar um comentário